BARCO SEM RUMO ou NAVEGAÇÃO CONSCIENTE?

Desde que o mundo é mundo, existem crises! Isto é um fato! No Brasil atual estamos vivendo uma das maiores que já tivemos, mas precisamos sempre entender que a crise é cíclica e que ela vai ter um fim. Claro que cada empresa sofrerá em intensidade diferente “umas das outras” e cada uma terá um fim específico para a crise. Umas sairão mais fortes e outras talvez nem saiam.

O que precisamos focar neste momento é: ONDE ESTAMOS e ONDE QUEREMOS CHEGAR!

A globalização trouxe uma “revoada” de oportunidades e igualou a prestação de serviço por baixo. As empresas ficaram a partir de então super dependentes do mercado e são extremamente afetadas por ele. São poucas as empresas que se antecipam e que prevêem os momentos difíceis, navegando em mares de tranquilidade e crescimento durante uma crise.

Fica então um recado para todas as empresas que ainda tem “fôlego” para fazer pequenos investimentos.  A partir de agora existe uma grande oportunidade de alavancar suas vendas. Porque? O mercado está ficando mais otimista e alguns segmentos já estão sentindo isto. Claro que qualquer reação de mercado não acontece com a mesma velocidade da queda. A reação é menos acentuada e tende a demorar mais. Mas ela vem! E as empresas precisam estar preparadas para produzir melhor neste período que está por chegar!

Além do mais, o consumidor está com suas compras “freadas” e voltará naturalmente a comprar, pois precisará trocar seu computador, comprar uma roupa ou mesmo um óculos novo! Com isto, o consumidor sai para a rua e terá que se alimentar fora de casa e abastecer o carro. Tudo isto faz parte do ciclo da volta do consumo.

Ficamos otimistas?! O Brasil se recupera neste ano? Não! Mas a queda está diminuindo e as oportunidades estão aparecendo aos poucos. No ano que vem já teremos um cenário mais favorável para quem estiver no rumo certo. O importante é NAVEGAR CONSCIENTE e não deixar o BARCO SEM RUMO a mercê da maré da crise!

Vamos navegar?

 

Claudio Evaristo: os vendedores são apenas 'tiradores' de produtos do estoque

Escrito por Cláudio Evaristo dos Santos, Diretor Comercial da Novo Marketing, Pós-Graduado em Marketing e Mestre em Gestão da Qualidade Total. Consultor especializado em Atendimento, Marketing e Vendas Complexas.

 

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