QUEM CONTROLA QUEM? VAMOS FALAR SOBRE INTELIGENCIA EMOCIONAL?

A Inteligência Emocional é a capacidade de compreender e gerenciar os próprios sentimentos, assim como o sentimento dos outros, é um conceito presente na psicologia e criado pelo psicólogo Daniel Goleman.

Daniel diz que um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

Em seu livro chamado Inteligência Emocional, Goleman fala que inteligência social é o equilíbrio entre hemisfério esquerdo (racional) e o hemisfério direito (emocional).

Pesquisas apontam que apenas 13% dos profissionais fracassam por falta de habilidades intelectuais, técnicas ou cognitivas, o chamado QI. E que 87% fracassam por falta de liderança, relacionamento, segurança, empatia, autocontrole, superação, ousadia, otimismo, ou seja  inteligência emocional definida como QE.

Algumas dicas importantes para desenvolver sua Inteligência Emocional:

  1. Preste atenção ao seu comportamento!
  2. Evite saltar para uma conclusão negativa imediatamente e pense que as situações possuem várias opções de saída
  3. Sob pressão, a coisa mais importante a ter em mente é manter a calma.
  4. A pressa é inimiga da perfeição
  5. Concentrar em suas ações e perceber a diferença entre o responder e reagir.
  6. Pratique a empatia – perceba como alguém se sente ou se comporta de determinada maneira
  7. Conheça seus limites e saiba quando é suficiente – Há momentos em que é importante definir nossos limites adequadamente.
  8. Crie um ambiente positivo


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