A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

 

Quando se fala em RECRUTAMENTO E SELEÇÃO nos referimos a uma das mais ricas ferramentas de gestão de pessoas. As empresas estão percebendo a importância das pessoas não como funcionários, mas como parceiros.

A SELEÇÃO de recursos humanos pode ser definida como a escolha da pessoa certa para o cargo certo ou aquele mais adequado ao cargo existente na empresa e o RECRUTAMENTO é o conjunto de procedimentos usados para atrair os candidatos à vaga. Quando a empresa não faz um processo de contratação de forma clara, eficiente e planejada acaba gerando uma série de custos financeiros, assim como um turn over desnecessário, essa alta rotatividade de funcionários gera desmotivação, insatisfação e falta de credibilidade.

Outro fator importante são os treinamentos que devem ser constantes ou sempre que necessários para que mantenham os colaboradores qualificados e atualizados. É preciso que o colaborador conheça e entenda a empresa onde trabalha, saber de toda ligação entre os departamentos, entender como estão relacionados e como isso afeta todo o trabalho e a empresa, uma atitude assertiva pode mudar a “cara” do problema enfrentado em qualquer área que esteja.

Um exemplo de departamentos que se divergem muito é o comercial com financeiro, uma dupla conflituosa, mas que precisa se dar bem. Existem profissionais e empresas que enfrentam diversos problemas por não conseguirem alinhar essas duas áreas tão fundamentais. A grande maioria não se atenta, por exemplo, aos detalhes financeiros numa operação, custos, margem de contribuição, endividamento, crédito, inadimplência, fluxo de caixa entre outros. A análise tem que ser profunda principalmente quando o planejamento está sendo para atingir metas, os meios pelo qual se chegará à meta se não for planejado adequadamente e com cuidado, trará mais resultados negativos do que positivos. Na maioria das vezes isso passa despercebido ou causa atritos entre gestores e líderes se não for entendido corretamente a ligação tão importante entre as partes e o quanto uma afeta a outra.

O objetivo de toda empresa é o sucesso e sua persistência no mercado, mas como tem sido preparado o caminho para que tenham o êxito esperado? Por isso todos os investimentos no aspecto humano devem ser levados a sério, as empresas são feitas por pessoas e elas precisam estar engajadas e comprometidas com o trabalho desempenhado, pois assim o resultado certamente será alcançado.

 

Escrito por Raquel Rocha, formada em Administração e Ciências Contábeis e Supervisora Administrativa da Novo Marketing.

Recent Posts